+351      21 303 21 19
PT UK

Cuidados Paliativos - Analgesia e Dor

CUIDADOS PALIATIVOS / ANALGESIA E DOR
 
Os Cuidados Paliativos são cuidados continuados nos animais com doenças crónicas ou em fase terminal, que visam as necessidades do animal e do dono associadas à manutenção da qualidade de vida em casa. 
Estes cuidados reconhecem a morte como um processo normal e acreditam que o animal merece viver com o maior conforto possível nas últimas fases da sua vida através de tratamento adequado, sendo o controlo da dor um fator primordial. Focam-se também na preparação mental dos donos para a morte do animal quando esta chegar ou essa decisão for avaliada.
 
As doenças que mais frequentemente merecem cuidados paliativos para animais são:
• Cancro/neoplasias
• Falha/Insuficiência renal, hepática, cardíaca
• Osteoartrite/artrose
• Condições neurológicas progressivas, incluindo a demência.
• Animais geriátricos no fim de vida.
 
Os Cuidados paliativos começam com a formulação de um plano individualizado, tendo em consideração a avaliação abrangente das necessidades do animal e da família contemplando:
• O diagnóstico do paciente, prognóstico e opções de tratamento disponíveis.
• Valores familiares, crenças e recursos.
• A filosofia da equipa de cuidados paliativos. 
 
Os Cuidados paliativos são cuidados de excelência ao domicílio que incluem: 
1) Assistência médica:
Inclui o controlo da dor e de outros sintomas, administração de medicamentos, antecipando complicações e preparando os donos para os efeitos secundários que podem estar associados aos medicamentos e tratamentos.
2) Cuidados de Enfermagem: 
Inclui a revisão dos tratamentos e medicamentos administrados pela família, revendo as atividades da vida diária do paciente, avaliando a condição do paciente, administração de medicamentos e tratamentos, e assegurar que sejam tomadas todas as medidas para maximizar o conforto do paciente.
3) Suporte para a família:
Consiste em ouvir os proprietários tendo em conta os seus sentimentos, experiências passadas, dúvidas e medos fornecendo informações e outros recursos e ajudando na preparação para a morte do animal e apoiando o dono na fase de luto.