+351      21 303 21 19
PT UK

Medicinas Alternativas e Acupuntura

O recurso às medicinas alternativas e complementares está cada vez mais na moda e o seu fundamento milenar contribui com uma ajuda muito válida no tratamento de muitas patologias.
 
A Medicina Veterinária integrada aborda a medicina veterinária olhando o animal como um todo, tendo em vista todos os aspetos da sua vida incluindo a sua relação com o dono, no diagnóstico e tratamento de doenças, integrando para isso as terapias convencionais e complementares.
 
A filosofia do conhecimento integrado é milenar e na sua forma mais original é expressa pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC).  Esta ciência conhecida na sua vertente veterinária data há mais de 3000 anos a.c.
 
Segundo a MTC a doença e os sistemas a ela associados são o resultado de um desequilíbrio ou bloqueio de Qi (Energia) ao longo dos seus canais (os Meridianos de Acupuntura).
 
Os pontos de acupuntura são encontrados ao longo dos trajetos dos meridianos. Cada meridiano está relacionado com um órgão, com a sua função energética e estão inter-relacionados mantendo desta forma o equilíbrio.
 
A acupuntura é capaz de ter maior reconhecimento no controlo de dor crónica mas as suas aplicações são imensas. Como exemplo de condições tratadas com acupuntura temos patologias:
dermatológicas (atopia...)
cardio-respiratórias (asma...)
músculo-esqueleticas (displasia da anca, artroses...)
urinárias (incontinência...)
renais (insuficiência renal...)
reprodutivas (infertilidade...)
hepáticas (hepatite...)
imunológicas (auto imunes...)
digestivas (gastroenterite...)
oncológicas (tumores..)
 
O objetivo é a promoção do equilíbrio para um bem-estar global. As agulhas de acupuntura são muito finas e o tratamento é praticamente indolor, o animal fica descontraído e adormece muitas vezes.