+351      21 303 21 19*
PT UK

Os animais sentem frio?

05 de Janeiro de 2015

Muitas pessoas acham que, por terem pêlos, cães e gatos não passam frio no inverno. No entanto, todos os animais de estimação, incluindo peixes, aves e outros, precisam receber cuidados especiais nesta época do ano para que não sofram nem fiquem doentes.

Embora eles possam contrair doenças em qualquer altura do ano, quando as temperaturas descem, a incidência aumenta. As doenças respiratórias podem ser causadas por vírus, bactérias e até fungos, podendo levar a crises de tosse bastante exuberantes. Outros sintomas comuns são secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite.

Como os pode proteger do frio? Além das vacinas anuais específicas para a prevenção deste tipo de doença, pode sempre comprar-lhe uma roupinha, de tecidos naturais e confortável, ter sempre uma manta ou cobertor à disposição e mantê-lo num sítio coberto. Se dá banho em casa ao seu animal, tente fazê-lo na hora de mais calor e seque-o logo de seguida. Evite levá-lo a passear na hora de maior frio. Pode inclusivé fazer alguns jogos com ele em casa para que as idas à rua sejam menos frequentes.

Se notar alguns dos sintomas referidos anteriormente consulte o seu Médico Veterinário.