+351      21 303 21 19*
PT UK

Primeiros cuidados médicos a ter com o seu gato

05 de Janeiro de 2015

Vacinação:

As primeiras vacinas iniciam-se aos 2 meses e o esquema vacinal é ajustado de acordo com o estilo de vida do animal em questão: gato que vive apenas dentro de casa, dentro e fora de casa, no exterior, com outros gatos, etc.

Gatinhos bebés devem ser desparasitados de 15-15 dias até terminarem a primo-vacinação, por volta dos 4 meses.

A alimentação deve ser adequada para a idade, consulte o seu Médico Veterinário para saber qual a mais adequada ao seu animal.

É importante fazer análises de sangue para despistar uma série de doenças virais que podem trazer alterações de saúde no decorrer da vida do animal – Teste de FIV/FeLV


Desparasitação:

Todos os gatinhos devem aplicar um desparasitante externo, em forma de spot-on e comprimido, uma vez por mês, para controlar parasitas externos como as pulgas, ácaros e eventualmente carraças, se ele frequentar a rua.


Esterilização:

Por volta dos 4 meses de idade, sugerimos que as gatinhas sejam esterilizadas. Este procedimento, realizado nesta altura, previne o aparecimento de tumores mamários em cerca de 99% e evita doenças que podem ser muito graves como as infecções do útero. Por outro lado, as gatinhas esterilizadas deixam de ter aqueles miados aflitivos para quem os ouve, e vontade de ir à rua “namorar” durante os períodos de cio.

Em relação aos machos, estes devem também ser esterilizados até aos 7 meses de idade, evitando assim “marcações de terreno” com o desagradável odor que isso provoca. Evita-se ainda que tentem fugir de casa para procurar uma companheira, com todos os inconvenientes que isso poderá acarretar.