+351      21 303 21 19*
PT UK

Primeiros cuidados médicos a ter com o seu cão

05 de Janeiro de 2015

Vacinação:No caso dos cachorrinhos, estes devem iniciar a vacinação entre as 6 e as 8 semanas. Todas as vacinas necessitarão de um reforço, que será depois devidamente indicado pelo seu Médico veterinário. É necessário prevenir algumas doenças tais como: esgana, hepatite, parvovirose, leptospirose, parainfluenza.

Por volta dos 4 meses de idade, a lei portuguesa obriga a que os animais sejam vacinados para a Raiva e lhes seja aplicado o microchip – método de identificação animal (pequeno implante que se aplica de baixo da pele através de uma injecção de forma definitiva).



Desparasitação:

INTERNA – os cachorros devem ser desparasitados de 15-15 dias até aos 4 meses e a partir daí de 3-3 meses. Pode usar pasta, xarope ou comprimido para cachorro.

EXTERNA – deve aplicar uma pipeta ou comprimido uma vez/mês.

Deverá fazer também um xarope para o proteger contra a doença Leishmaniose. Esta doença é provocada pela picada de um mosquito que inocula no cão um parasita sanguíneo que não tem cura; doença que necessita de tratamento e vigilância ao longo do tempo. A partir dos 6 meses, já poderá, se entender, fazer a vacina contra esta doença.



Esterilização:

Recomendamos que todas as fêmeas que não se destinem à reprodução, a partir dos 6 meses, sejam esterilizadas. A esterilização quando realizada antes do primeiro cio previne o aparecimento de tumores mamários em cerca de 99%! Evita-se também o risco de desenvolverem infecções uterinas e gravidezes indesejadas.



Alimentação:
Dieta de qualidade é essencial em toda e qualquer idade!!! Alimentação caseira e “restos” normalmente não são uma alimentação correcta. A dieta deve ser equilibrada e deve estar de acordo com a idade, tamanho e até mesmo com raça. É importante nesta etapa da vida nutrir o seu cachorro com uma dieta que promova um crescimento saudável, desenvolva uma forte imunidade e que contenha antioxidantes. Consulte o seu Médico Veterinário para saber qual a ração mais adequada para o seu animal.